Para orçamentos e encomendas:

Ligue 61- 991020241 ou mande um e-mail: celiadf10@yahoo.com.br

03 março, 2012

Dia Internacional da Mulher


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

4 comentários:

Pedagoga Viviane disse...

Olá Celia, adoro seu blog...
Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
http://orientarpedagogos.blogspot.com/

Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
Seja bem vinda!
http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

Mil bjs

Aninha disse...

Oi amiga estou de recesso escolar, voltarei dia 02 de maio, enquanto isso eu estou fazendo o que nunca faço, cuidando de casa. Resolvi pintar a casa até que é legal. Desejo neste dia muita reflexão para que possamos dar valor o dia que amanhece. o pássaro na janela, o dormir e o acordar, a nossa familia e aquele telefonema para o nosso amigo ou amiga que não conversamos a um bom tempo. Uma feliz páscoa e Deus te ilumine sempre na sua jornada.

Anynha disse...

Olá
Passando para ver as novidades do seu maravilhoso cantinho.E te desejar uma Páscoa abençoada.
BJS!

patricia disse...

oi adorei seu blog também estou criando um blog espero trcarmos experiências desde já.http://cantinhoeducativodatiapatricia.blogspot.com.br/