Para orçamentos e encomendas:

Ligue 61- 991020241 ou mande um e-mail: celiadf10@yahoo.com.br

16 maio, 2009

Festas Juninas


Em junho temos o ponto alto do folclore nacional com as festas juninas.
A 13 de junho festejamos Santo Antônio, o santo casamenteiro, aquele que, tradicionalmente, protege o amor e arranja um companheiro ideal para os que vivem sós.
A 24 de junho, festejamos São João, primo de Jesus, o santo das mágicas, que adivinha o futuro através de uma série de sortes que os brasileiros herdaram dos portugueses.
A 29 de junho, festejamos São Pedro, chaveiro do céu e protetor dos pescadores. É bom que não seja esquecido, apesar de ser o último...
As festas juninas se festejam com fogueiras, com danças típicas, com guloseimas como pipoca, paçoca, curau, pamonha, canjica, milho assado e cozido, batata-doce, cocada etc. A bebida, principalmente no Sul onde é tempo de inverno, é o quentão preparado com aguardente, açúcar, canela, cravo, limão e gengibre.
O incremento da agricultura da uva e o aperfeiçoamento da técnica vinícola introduziram, nos últimos tempos, ainda no Sul, o hábito de tomar vinho quente, também preparado com canela, cravo, açúcar e limão ou laranja.
A tradição das festas juninas nos veio da Europa, particularmente de Portugal, mas sem dúvida adquiriram um caráter inteiramente brasileiro, ao se mudarem para cá.
Enquanto o Natal conservou muitas das suas características européias, com árvores ornamentadas com neve fictícia, uma neve que nada tem a ver com nosso clima, com a ceia tradicional composta de frutas estrangeiras, de peru, nozes, amêndoas, champanhes e muitas outras coisas tipicamente européias, as festas juninas, ainda que herdadas dos portugueses, são muito, muito brasileiras.
Fonte: Revista Pedagógica Brasileira.

4 comentários:

Angel Purple® disse...

Oieeee queridaaaaaa

Adorei o bloguinho viu?

Visita?

Bjussssss

Idéias e Artes disse...

Oi lindinha tudo na paz? Vim fazer uma visita e matar as saudades. Aguardo sua visitinha no meu novo cantinho. Bjs docinhos e uma boa semana.

Valéria Louza disse...

gostei muito do seu blog!
vc tem alguma sugestão de atividade p/ o dia do meio ambiente? pode me mandar se tiver?
bjs, Valéria. (visite meu blog. o q precisar também, estamos aí!)

Arte e Educação/Paty Biscuit disse...

Seu blog é show, agora que conheci estarei sempre aqui! Parabéns! Passa lá no meu e deixe sua marquinha! Bjus